A UIM foi criada em 2006 a partir da iniciativa conjunta das Universidade de Oviedo e do Porto. Ao longo das suas diferentes edições anuais a UIM permitiu já a mais de 300 alunos de diferentes universidades europeias e latino americanas uma experiência de formação rica e diversificada em que alternam momentos de formação em Academia, momentos de Navegação e a realização de Trabalhos e Projectos num ambiente multidisciplinar e em cooperação.


A Edição de 2012 da UIM prossegue o processo de cooperação inter-institucional iniciado entre as Universidades de Oviedo e do Porto e posteriormente enriquecido com a participação institucional da Escola Naval, conforme Convénio de Cooperação acordado entre as partes. A Edição de 2012 terá como tema central os Açores o que permite evocar um conjunto de temáticas relevantes desde o posicionamento geo-estratégico do Arquipélago nas relações entre a América do Norte e a Europa até ao aproveitamento dos potenciais do mar profundo e ainda projectos de desenvolvimento local e regional valorizadores do recurso Mar.


O Curso de Mar UIM 2012 consiste numa formação a bordo do navio da Marinha, Creoula, com os seguintes objetivos:

  1. Aumentar a consciência marítima dos jovens e mediante a experiência de navegação dar formação em lógica de projeto e trabalho em equipa.

  2. Fomentar um conhecimento ibérico mútuo.

  3. Proporcionar uma formação complementar a estudantes universitários civis e militares, mediante a aplicação do lema “Conhecimento e Aventura”.


A Edição de 2012 será, na componente de Navegação, realizada a bordo do navio Creoula da Armada Portuguesa que comemora, com o seu irmão gémeo Santa Maria Manuela, 75 anos de vida. A viagem decorrerá entre 5 e 23 de Agosto, seguindo um itinerário que ligará Ílhavo – Vila do Porto – Ponta Delgada – Horta e Lisboa. Ao longo da viagem os alunos terão a possibilidade de participar ativamente nas actividades de navegação, de procederem ao registo dos seus diários de bordo e de iniciarem um trabalho ou projeto cuja apresentação e defesa lhes permitirá a obtenção de 6 ECTS junto da respectiva universidade.  A componente de Navegação é complementada com formação em Academia, de base seminarial, a realizar em terra e nos portos de escala, sob a responsabilidade das instituições promotoras, privilegiando a temática do empreendedorismo.


Com partida a 5 de agosto de Ílhavo, o navio tem chegada prevista Vila do Porto (Açores) no dia 11, fazendo depois escala em Ponta Delgada (dia 12) e Horta (dia 15) antes de voltar ao continente, onde tem chegada prevista a Lisboa no dia 23 de agosto.


Destinatários

Alunos de todos os cursos do ensino superior das instituições promotoras da UIM; a UIM reservará um número limitado de vagas para alunos de outras universidades.

Venha aprender e navegar a bordo do navio da Marinha, Creoula

Curso de Mar UIM 2012

ÍLHAVO > VILA DO PORTO > PONTA DELGADA > HORTA > LISBOA

O OCEANO IBÉRICO.

OS AÇORES,

UMA PONTE NA

CONEXÃO AMERICANA

5 a 23 de agosto